e
02JUL
VENDA DIRETAAzenkaNAZA

Marketing pessoal: o sucesso começa por você!

O marketing, segundo a American Marketing Association (AMA), é uma palavra de origem inglesa adotada pelos brasileiros para nomear toda a atividade de criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral. O marketing reúne uma série de estratégias elaboradas para promover a venda de determinado produto, ou serviço, a partir da quantificação do mercado identificado e do público-alvo. No caso do marketing pessoal, todas essas estratégias promocionais são aplicadas para atribuir maior valor à sua imagem pessoal.

Mas por que desenvolver a sua imagem pessoal é importante?

Com o avanço das tecnologias, redes sociais e o aumento da concorrência entre empresas e funcionários, a necessidade da visibilidade para autopromoção se torna cada vez maior. Para isso, o primeiro interessado em trabalhar uma imagem positiva de si mesmo deve ser: você.

A maioria das pessoas que construiu uma carreira de sucesso fez uso do marketing pessoal para se promover. Não precisa, necessariamente, ser uma pessoa com grande alcance midiático e possuir um perfil público com vasto número de seguidores. Entre dois vendedores com o mesmo objetivo, por exemplo, aquele com melhor marketing pessoal tem mais chances de atingir sua meta. Isso porque ele soube passar uma imagem de responsabilidade e confiança, onde seus atos culminaram na conquista do cliente, ou consumidor.

Para ajudá-lo com esse processo, elaboramos uma lista com várias dicas sobre marketing pessoal, a seguir.

e
A primeira impressão é a que fica: pode parecer bobagem, mas é verdade. Imagine que você terá, diariamente, contato com pessoas que você não conhece e que não sabem nada sobre você. A primeira coisa que elas vão avaliar é a sua aparência. O modo como você se veste é fundamental para causar uma boa primeira impressão. Uma barba bem-feita, uma camisa engomada, até mesmo o uso de salto alto no lugar de sandálias, tudo isso vai passar a imagem de uma pessoa comprometida com o próprio trabalho e vai fazer com que seus colegas, superiores e clientes confiem mais em você.

Seja bem-humorado, não piadista: uma pessoa bem-humorada é fundamental para criar um clima harmonioso entre os funcionários e com os clientes. Isso faz com que as pessoas a sua volta se sintam bem na sua presença e se lembrem de você como uma pessoa agradável. Mas cuidado: exagerar nas brincadeiras e fazer piadas de mau gosto pode provocar o efeito contrário. Use o humor com moderação e bom senso.

e
Seja proativo: trabalhe seu espírito de liderança e mostre que você pode ficar à frente de situações complicadas. Ao surgir um problema, não fique quebrando a cabeça por causa dele, procure uma solução. Não espere que seu líder encontre uma resposta para a situação se você mesmo pode fazê-lo. Tomar esta iniciativa pode garantir que você seja visto de forma diferente, como uma pessoa capaz de fazer atividades além das que lhe foram designadas.

Trabalhe com objetivos de curto prazo: o marketing pessoal não irá te levar adiante se você não trabalhar com objetivos. Se você é alguém que sonha alto, procure alcançar seus anseios a partir de pequenas conquistas. Seja paciente, pois cada degrau batalhado irá prepará-lo para o próximo desafio até o sucesso. Se você tem a meta de vender X produtos por dia, conquiste-a vendendo um produto de cada vez. Objetivos de curto prazo trazem satisfação mais cedo, e isso irá incentivá-lo a seguir em frente.

Gostou das nossas dicas de marketing pessoal? Elas são ótimas, seguindo essas dicas, já estará com meio caminho andando para uma carreira de sucesso. Deixe sua opinião ou dica de assunto nos comentários, e até mais.

0 Comentários em “Marketing pessoal: o sucesso começa por você!

Escreva seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campo obrigatório. *